PBH retoma navegação turística na Lagoa da Pampulha a partir deste sábado

BELO HORIZONTEEM DESTAQUE

Passeios gratuitos marcam nova fase de valorização do principal cartão-postal de Belo Horizonte.

A navegação turística na Lagoa da Pampulha foi oficialmente retomada neste sábado (13), após a realização de uma navegação de reconhecimento que marcou o início do processo de operação dos passeios no espelho d’água. A atividade contou com a presença do prefeito Álvaro Damião e de integrantes da Marinha do Brasil, que conduziram a lancha oficial da Corporação pelo trajeto que será utilizado pelo barco turístico nos próximos dias.

O evento integrou as comemorações dos 128 anos de Belo Horizonte, dos 99 anos da Marinha do Brasil — celebrados no último dia 11 — e do Dia do Marinheiro, celebrado neste sábado. Durante a atividade, o prefeito destacou que a retomada da navegação foi planejada com critérios técnicos, responsabilidade e foco na segurança. Segundo ele, a operação será regulamentada por decreto autorizativo, elaborado em parceria com a Marinha do Brasil, definindo quais embarcações poderão navegar e em quais áreas da lagoa.

A retomada da navegação turística é resultado de um projeto anunciado em maio, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) venceu a licitação lançada pelo município e será responsável por disponibilizar a embarcação e a tripulação que farão os passeios turísticos, oferecidos gratuitamente à população e aos visitantes da capital.

A embarcação escolhida é um catamarã com capacidade para 30 passageiros sentados, projetado para garantir ampla visibilidade da paisagem e dos monumentos do conjunto arquitetônico. O barco chegou a Belo Horizonte na sexta-feira (12) e começará a operar assim que forem concluídas a montagem final e a emissão de todas as licenças necessárias.

Para garantir a segurança da operação, a PBH e a Marinha do Brasil assinaram um protocolo de intenções para cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais. O acordo prevê atuação conjunta na fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa da Pampulha, assegurando o cumprimento das normas e o ordenamento da navegação.

O projeto piloto de navegabilidade terá duração inicial de três meses. As embarcações vão operar de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre 8h e 17h. Cada passeio terá duração aproximada de uma hora, incluindo embarque, desembarque e navegação, e percorrerá um circuito que permite a contemplação dos principais monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e de sua paisagem cultural, com acompanhamento de guia turístico.

A iniciativa reforça a valorização do patrimônio cultural e ambiental da Pampulha, reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial na categoria Paisagem Cultural. Além de ampliar as opções de lazer e turismo, o projeto busca estimular novas dinâmicas de visitação, fortalecer a cadeia produtiva do turismo local e oferecer uma nova forma de vivenciar um dos principais símbolos de Belo Horizonte, agora a partir das águas da lagoa.

Foto: Adão de Souza/PBH

Related Stories